Sobre o meu trabalho


O processo de acompanhamento psicológico dependerá muito das razões pelas quais é feito o pedido de apoio, da idade do(a) paciente e do contexto em que se insere.

As primeiras consultas podem entender-se como a fase de avaliação psicológica, onde através de métodos, formais e/ou informais, como a entrevista clínica e os testes de avaliação psicológica, se definem as linhas orientadoras da intervenção psicológica.

Em caso de necessidade é realizado um relatório de avaliação psicológica que poderá ser utilizado por exemplo, para apoio médico ou profissional.

Durante a avaliação psicológica são identificadas as problemáticas que poderão estar na origem das dificuldades e problemas identificados. Após a avaliação psicológica é delineada e desenvolvida a intervenção com o objetivo de proporcionar a aquisição e treino das competências que foram identificadas como estando diminuídas.

Em alguns casos, após a avaliação psicológica o encaminhamento para outras terapias ou consultas de especialidade torna-se essencial.